Apresentação do Curso

28 MAI
a
29 MAI

REGISTRO DE ROTULAGEM DE PRODUTOS DE ORIGEM ANIMAL


SEDE DA FAMURS - RUA MARCILIO DIAS 574 - BAIRRO MENINO DEUS - PORTO ALEGRE/RS Das 9h às 12h e das 13h30 às 17h
Carga Horária: 14h/a (dois dias)
Investimento: R$ 399,00 para Prefeitura - R$ 599,00 para outros


OBJETIVO:
Capacitar Médicos Veterinários e outros profissionais que atuem nos Serviços de Inspeção Municipais (SIM) na avaliação e procedimentos para registro de produtos de origem animal junto ao SIM, através da apresentação e atualização da legislação no que diz respeito a rotulagem de produtos de origem animal, formulários utilizados e etapas de aprovação. 

PÚBLICO ALVO:
Médicos veterinários dos Serviços de Inspeção Municipais, colaboradores da área da qualidade e Responsáveis técnicos de agroindústrias.


CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:
1.	Conceitos básicos
2.	Introdução a Tecnologia de alimentos
3.	Legislação Pertinente
4.	Registro e Rotulagem de Produtos de Origem Animal
4.1.	Formulário de Registro
4.2.	Recebimento da solicitação de registro
4.3.	Análise da solicitação (Check-list de avaliação)
4.4.	Comunicação oficial
4.5.	Atualizações de registros e rotulagem
5.	Exemplos práticos para fixação


MINISTRANTES:
CRISTIANO SELBACH DA SILVA
Médico Veterinário formado pela Universidade Tuiuti do Paraná em 2003, com foco nas áreas de controle de qualidade de alimentos e inspeção sanitária de alimentos. Concursado como Médico Veterinário na Prefeitura Municipal de Bento Gonçalves desde 2012, desenvolveu o Serviço de Inspeção Municipal, ocupando a partir de 2015 o cargo de Coordenador e único veterinário do Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Animal da Prefeitura de Bento Gonçalves. Conduziu o processo de equivalência do SIM de Bento Gonçalves através do Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Familiar, Artesanal e de Pequeno Porte (SUSAF/RS). Atuando também no desenvolvimento e coordenação do Serviço de Inspeção do Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Sustentável da Serra Gaúcha (SICISGA) entre os anos de 2015 a 2017. 

GUSTAVO MARTINS ERHARDT
Médico Veterinário formado pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) em 2012, com foco nas áreas de epidemiologia, microbiologia, controle de qualidade de alimentos e inspeção sanitária de alimentos. Concursado como Médico Veterinário na Prefeitura Municipal de Nova Roma do Sul desde 2014, desenvolveu o Serviço de Inspeção Municipal, ocupando a partir de 2015 o cargo de Diretor do Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Animal da Prefeitura de Nova Roma do Sul. Conduziu o processo de equivalência do SIM de Nova Roma do Sul através do Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Familiar, Artesanal e de Pequeno Porte (SUSAF/RS). Atuando também no desenvolvimento e coordenação do Serviço de Inspeção do Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Sustentável da Serra Gaúcha (SICISGA) entre os anos de 2015 a 2017. Complementarmente, possui Pós-graduação em Gestão Pública pela Faculdade Educacional da Lapa (FAEL) em 2019 e é graduando em Direito pela Faculdade da Serra Gaúcha (FSG) desde 2018.